Uma tarde, duas tartes (digam lá em voz alta!)

O Natal chegou e multiplicam-se as idas ao shopping, os encontros de amigos, jantares de trabalho, e muita, muita coisa para fazer na cozinha. Dezembro passou à corrida e amanhã já é dia 24, dia de filhoses, bacalhau, patés de entrada e bolos variados, mas principalmente dia de família e muita confusão (da boa!). No meio desta correria pegada sumiram-se as folgas e os domingos não sei o que lhes aconteceu... Apercebi-me então que tinha chegado o dia 21, dia de jantar com os colegas do trabalho e que não ia dar para fazer uma sobremesa muito elaborada... Mas existem duas tartes cá por casa que são receita de sucesso. Faço-as para várias ocasiões, são rápidas e os comensais costumam gostar muito. Puz as mãos à obra para fazer duas tartes numa tarde...



Tarte Tatin de coco e manga

A verdade é que o que esta tarte tem de "Tatin" é só o ser feita de pernas para o ar, porque o caramelizado típico de tarte Tatin de maçã desapareceu. Gostamos muito de sobremesas mais leves e que não levem tanta manteiga. Para esta tarte inspirei-me nesta receita e fiz umas pouquinhas alterações.



Ingredientes
1 massa folhada (compro fresca, já estendida)
2 mangas
3 colheres de sopa de açúcar
côco, canela e margarina a gosto

Preparação
Liga-se o forno a 180ºC. Unta-se uma forma de bolo redonda com margarina e polvilha-se com 2 colheres de sopa de açúcar. Cortam-se as 2 mangas em cubos e colocam-se no centro da forma, deixando 1cm à volta. Estende-se a massa folhada e polvilha-se com a restante colher de açúcar e a canela a gosto. Coloca-se a massa folhada em cima da manga, com a canela para baixo. Vai ao forno até a massa folhada estar cozinhada. Retira-se do forno, volta-se para o prato de servir e polvilha-se com côco a gosto.


Tarte de maçã, canela e leite condensado

 Um bocadinho mais gulosa que a anterior, porque leva leite condensado e natas... No entanto costumo usar as versões magras destes ingredientes e fica muito bom. A receita deu-me um amigo, que a roubou à irmã, que não sei onde viu...



Ingredientes
1 base de massa folhada (fresca, estendida)
3 ovos inteiros
200 ml de natas (1 pacote, magras)
1 lata de leite condensado (magro)
2 maçãs
canela a gosto

Preparação
Aquecer o forno a 180ºC. Enquanto aquece, coloca-se a massa numa tarteira e misturam-se bem os ovos, natas e leite condensado. Pica-se a massa folhada com um garfo e leva-se ao forno para começar a cozinhar (geralmente o mesmo tempo que demora a descascar e fatiar as maçãs). Retira-se a massa do forno, ainda meio crua, coloca-se dentro a mistura dos ovos e por cima a maçã. Polvilha-se com canela e vai ao forno até firme (30-40min no meu forno).

Se ainda vos faltar um doce para amanhã e precisam de algo express e simples, provem uma destas tartes! Vão gostar, de certeza. E uma doce véspera a todos...! :)

Bom apetite!
Raquel.

0 comentários: