Gourmet ou Rústico? Ovos em cocotte

Ovos em cocotte
(os ovos no seu ninho)


As galinhas passeiam várias vezes por semana. Saem para depenicar os pés de rúcula, os espinafres e outros verdes que vão nascendo lá para os lados de Sesimbra. O ninho é onde calha: por baixo do forno a lenha, na casinha das ferramentas ou na própria caixa onde se trazem os ovos para casa! 
Mais à frente estão as árvores de fruto, as ervilhas, as batatas e o lugar onde no Verão estão tantos tomates e agora... nada (têm de vir do supermercado, com metade do tamanho e metade do sabor - não estão no tempo!).
Do Alentejo chegou também um chouriço bem gordo. É de porco preto, (é saboroso), e perfuma a casa. São sabores rústicos, Portugueses, perfumados, e apesar do queijo mozarella também ter entrado na festa, são sabores bem nossos e vieram acompanhados dos orégãos que eu mesma apanhei!


Mas a estes ovos, quem fez o ninho fui eu e os sabores rústicos foram transformados num jantar (quase?) gourmet. Foram envolvidos numa cama quente e húmida de tomate e mozarella, com colchão de pão com alho e cobertos de orégãos e pimenta. Fumegantes. A derreter na boca. Rústico, gourmet? Sei lá, o que importa é que foi bom!


Ovos em cocotte
Inspirado e adaptado do blog Lume Brando

Ingredientes (para 2 pessoas)
2 fatias de pão de forma (usei escuro, de sementes)
1 bola de mozarella fresca
3 rodelas de um bom chouriço
2 ovos
orégãos, sal, pimenta, e azeite q.b.
4 alhos
5 colheres de sopa de polpa de tomate
mistura de especiarias Itália da Margão

Para acompanhar
1 manga
2 tomates de cacho
1 maçã
sementes de linhaça branca e castanha q.b.
azeite, sal e vinagre de framboesa


Preparação
Ligue o forno a 180ºC. Unte dois ramequins com creme vegetal e polvilhe com farinha.
Num tacho com azeite, aloure 3 dentes de alho picados (o outro alho descasque, esmage, e coloque num pouco de azeite a aromatizar) e o chouriço também picado. Quando os alhos estiverem cozinhados, junte a polpa de tomate, um pouco de água, as especiarias da Margão, sal, pimenta e orégãos (se necessário adicionar açúcar para tomate muito ácido ou vinagre para tomate muito doce - o meu estava perfeito assim mesmo).
Espalme as fatias de pão e pincele-as com o azeite com sabor a alho que esteve a aromatizar. Cubra com elas os ramequins, formando caixinhas de pão. No interior, coloque alternadamente o molho de tomate e o queijo mozarella até acabar. Leve ao forno por cerca de 10-15minutos (até o queijo ficar derretido mas não queimado).
Entretanto prepare as saladas: corte os ingredientes aos pedaços e tempere. Usei a manga à parte da salada de tomate e maçã e enformei esta última com a ajuda de um aro metálico.


Retire os ramequins do forno e abra um ovo em cada um. Polvilhe com sal, pimenta e orégãos e volte ao forno para cozinhar o ovo. Atenção: para que o ovo cozinhe, mas a gema não coza completamente, precisa de ficar na posição do meio do forno ou na imediatamente acima. Caso contrário a gema vai cozinhar e antes que o topo esteja cozido e não queremos que isso aconteça! Tentei tirar uma fotografia do objectivo final (um ovo que quando se abre, a gema escorre) mas acho que não tive grande sucesso:


No final só ficou... a loiça! Prato aprovadíssimo e com direito a promessa de que vou repetir. E apesar da receita ser longa, prepara-se em 20 minutos.


Beijinho a todos e bom apetite!
Raquel

0 comentários: