As coisas que não são o que parecem [Bolo invisível de maçã e pêra]


Casar em Agosto tem que se lhe diga. Para não falar no calor abrasador no dia do casamento e no facto de os noivos serem os únicos dois pálidos que não tiveram tempo de ir à praia, existe o problema das temíveis FÉRIAS! Sendo Portugal um país à beira-mar plantado, significa que, em Agosto, metade da população está de papo para o ar na costa... e tudo pára. 
Para dois jovens noivos que ingenuamente se decidiram casar apenas 90 dias antes, isto parecia não representar problema além de arruinarmos as férias dos nossos amigos e padrinhos que prescindiram de estar por terras Algarvias para vir ao casório, até os prestadores de serviços começarem a abanar a cabeça em sinal negativo. Foram as cantoras da Igreja, um guitarrista, alguns convidados, até os CTT que se atrasaram a entregar o livro de honra por causa das férias, mas, pior de tudo, o pesadelo de qualquer noiva: a maquilhadora!


Todas as noivas querem sentir-se bonitas no dia do seu casamento (até porque, se tudo correr bem, só se casa uma vez!) e esfregar na cara base marca Modelo e riscar os olhos com eyeliner preto não me pareceu suficiente, e... bom, isto era o que eu sabia fazer!...
Recorri então aos nossos amigos Google e Youtube e vi uma dezena de tutoriais que na minha cara resultavam todos em pinturas a roçar o palhaço [nada contra, mas para o enlace não me pareceu lá muito apropriado...]. DESESPERO!...


Resolvi então fazer a pintura de sempre com uma base não-Modelo e um eyeliner mais à prova de choro, tendo para isso visitado uma certa conhecida loja de maquilhagem. Entrei confiante e fui escolhendo uns produtos e eis que chego ao temível mundo dos batons. Uma noiva devia usar baton, certo?

O expositor dos batons é assustador. E este parágrafo não precisa que lhe acrescente muito mais descrição. Aterrador.



Pedi ajuda à simpática empregada que pacientemente me mostrou maquilhagem durante quase meia hora! Abençoada! A menina, paciente e de bom gosto, explicou-me e experimentou para eu ver se gostava uma série interminável de produtos.
Quase quase a pagar para sair, lembrei-me que precisava de um desmaquilhante mais elaborado que o sabonete que geralmente utilizo, ou a maquilhagem à prova de água (eu achei que ia chorar horrores...) poderia acabar por ficar colada à minha cara, e o Marco acordar ao lado do Chewbacca e fugir a sete pés na primeira manhã de casado. A pobre assistente que, coitada, devia estar farta de me aturar, pediu à colega que me mostrasse alguns produtos.



A colega estava impecavelmente maquilhada/penteada/vestida, talvez um pouco tchanan para o meu gosto. Respirei de alívio por me ir mostrar apenas desmaquilhantes!!! Parecia-se muito com uma personagem da nossa TV, pelo que acabei por apelidá-la carinhosamente de Fanny. :D [Não me levem a mal a gracinha :P]

Aproximei-me da Fanny esperando a mesma abordagem carinhosa e paciente da colega, mas assim que abriu a boca senti-me apenas arregalar os olhos e diminuir de tamanho.
"Chegue-se aqui para a ver bem" - ordenou-me - "A sua pele está cheia de pontos negros" - apontou-me para o queixo - "É oleosa e aposto que não faz uma boa limpeza de manhã e à noite". Culpada! "Os seus poros são enormes e muito evidentes". 




Saí da loja a pensar que a minha cara tinha mais crateras que a superfície lunar. Uma superficie lunar oleosa e negra. Nos dois dias seguintes segui rigorosamente as indicações da Fanny e descubro hoje uma pessoa 5 anos mais jovem ao espelho (sou agora um planeta muito menos agredido por asteróides!).




Não tendo corrido (novamente) a minha maquilhagem a 100%, regressei à loja. Que bom, a Fanny estava de serviço!!! Esperei que fosse atendida e me atirasse mais alguns dos seus conselhos cruéis e certeiros e novamente saí da loja de saco cheio. 

Acho que dei uma noiva jeitosa.
O meu planeta está livre de fossos.
Obrigada Fanny!




E porque as coisas e as pessoas às vezes não são o que parecem, e mesmo com palavras mais cruéis acabam por trazer à tona o melhor de nós, fiz um bolo que não parece o bom que é, para agradecer a uma senhora que nunca vai saber que me ensinou a maquilhar, me tornou mais bonita mesmo sem maquilhagem, e me ajudou a fazer uma linda noiva. Uma tarte em que a fruta coze na massa do bolo e se enche do aroma da baunilha e da canela, que perfuma a casa, e que traz ingredientes tão saudáveis como a fruta que a compõe.


Bolo invisível de pêra e maçã
do blog Coco & Baunilha

Ingredientes (fiz dose dupla)
3 ou 4 maçãs
3 ou 4 pêras
2 ovos
100ml de leite (usei de soja)
70g de farinha sem fermento
50g de açúcar amarelo
20g de manteiga derretida (usei creme vegetal)
1 colher de sobremesa de fermento
1/2 colher de sobremesa de extracto de baunilha
1 pitada de sal

Preparação (fiz um pouco diferente da receita original porque acho mais prático e com resultado muito semelhante)
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma redonda e forre com papel vegetal.
Numa taça, misture a farinha, fermento e o sal. Reserve.
À parte, bata os ovos com o açúcar até ficarem espumosos. Junte o creme vegetal, o leite, a baunilha, e finalmente a mistura da farinha.
Descasque a fruta e adicione à massa em fatias finas. Parece muita fruta e pouca massa, mas é mesmo assim.
Deite a mistura na forma, polvilhe com farinha e leve ao forno durante 35 minutos ou até estar cozido.

Este bolo é maravilhoso. Húmido, fresco e perfumado. Chama-se assim porque a fruta absorve quase a totalidade do bolo tornando-o invisível aos olhos, mas presente ao paladar... Às vezes as coisas não são mesmo o que parecem! Bom apetite!
Raquel

6 comentários:

  1. Adorei a receita deste bolo!
    E sim, estava um noiva muito bonita.

    ResponderEliminar
  2. Quem é linda, com ou sem maquilhagem continua linda :)
    Adoro esse bolo, experimentei-o quando a Patrícia o publicou e realmente é uma delícia, sendo uma boa maneira de consumir muita fruta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Também faço este bolo há muito tempo, e é sempre um sucesso :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Que ótimo aspeto!
    Adoro o teu Blog, mas esta é a primeira vez que comento uma publicação: tenho uma questão, duplicaste a receita que mostras aqui? Quero muito experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim, dupliquei a receita, porque a minha forma é bastante larga e quando faço apenas uma dose fica muito baixo. Além disso somos muito gulosos aqui em casa :) Comenta mais vezes!! Beijinhos :)

      Eliminar