Crinkles de amendoim e chocolate

As mãos da minha mãe :-)

Então vamos fazer bolachas?? Já devem ter reparado que adoro este tipo de desafios...

No início do mês, a Manuela do blog Cravo e Canela convidou quem quisesse participar a fazer bolachinhas de topo rachado: as Crinkles. No Facebook juntou-se um grupo que tem publicado as mais variadas bolachinhas, com mais ou menos "rachaduras" (isto existe?), mas todas igualmente deliciosas. Vão lá espreitar!!

Decidi desde início que queria fazer umas Crinkles que fossem minimamente saudáveis. O facto de comermos doces em excesso já é mau suficiente, e não queria encher as minhas bolachas de manteigas e açúcares refinados. Creio que foi por ter sido demasiado extremista quanto a este assunto que a minha primeira tentativa - bolachas de abacate e tâmaras, sem mais gorduras ou açúcares - não rachou, apesar de ter ficado delicioso.


Confesso que fiquei bastante abatida e pensei não participar este mês. Talvez para o próximo houvesse um tipo de bolacha em que tivesse sucesso! No entanto, hoje de manhã, abri a agenda como todos os dias, para ver o que tinha para fazer, e lá estava "hoje termina o prazo para as Crinkles"... Bom... eu não sou de desistir facilmente, e já que tinha de ligar o forno porque estou a fazer um bolo de despedida de solteira, lá arranjei tempo para experimentar mais uma receita.

Já tinha debaixo de olho estas bolachas de amendoim e chocolate e achei que se as envolvesse em chocolate em pó, acabariam por crescer um pouco e rachar... e não é que é verdade?? Ficaram completamente Crinkladas hihihihi!! E melhor: estão deliciosas! Recebi elogios de todos os provadores!! São doces, salgadas, crocantes e com um pedaço de chocolate derretido no centro, que escorre pelos dedos e pelos queixos abaixo! Posso-vos dizer que esta fornada nem chegou a arrefecer!!! Espero que repitam e gostem tanto como eu!


Crinkles de amendoim e chocolate (que orgulho!!!)
Do blog "Chelsea's messy apron" - Nota: estas bolachas não têm gluten.
 
Faz 14 bolachas grandes
Ingredientes
1 cup (250ml) de manteiga de amendoim com pedaços
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de açúcar mascavado claro
1/2 cup de flocos de aveia integrais
1/8 colher de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de fermento
1 colher de chá de extracto de baunilha (a receita original leva apenas metade)
1 ovo grande
100mg de chocolate para culinária
chocolate em pó para envolver - cerca de 40g são suficientes.

Preparação
Aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Numa tigela, misture a manteiga de amendoim, mel e açúcar mascavado. Adicione também a aveia, sal, bicarbonato, fermento e baunilha misturando bem.
À parte, bata o ovo e envolva-o também nesta mistura.
Parta grosseiramente o chocolate, reservando 14 quadrados maiores para rechear as bolachas. Envolva o restante chocolate e aparas na massa.
Forme 14 bolinhas de bolacha e recheie cada uma com um quadrado de chocolate.
Numa pequena taça, deite o chocolate em pó e passe as bolachas, uma a uma, neste pó, até ficarem cobertas.
Leve o tabuleiro com as bolachas ao forno durante cerca de 15-20 minutos, até começarem a rachar. Atenção que só ficam firmes depois de arrefecerem.
Retire, deixe arrefecer, e espante os gulosos com estas bolachinhas (um pouquinho) mais saudáveis. Vão adorar!!





Beijinhos
Raquel

8 comentários:

  1. Olá Raquel,
    Devem ser mesmo boas... e aquele chocolate derretido no meio deixa-nos a salivar.. Ainda bem que não desististe e nos brindaste com esta maravilhosa receita.
    Bjnhos,
    Manela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela, gostei mesmo muito de participar :)) Já estou desejosa da próxima rodada! Beijinhos!

      Eliminar
  2. Oh Raquel, o que eu ja me ri com a parte do chocolate nos queixos!!
    Têm que ser, qualquer coisa do outro mundo!!
    E olha, para piorar, eu tinha trocado o chocolate no meio, por um caramelo daqueles de nata!!
    Nem quero pensar!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Mena eu pensei nisso, acreditas??? Não tive coragem desta vez, mas para uma próxima não escapam!! :P Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Logo na primeira foto já fiquei a salivar! Que tentação, estas vou ter que experimentar! E como adorei a sugestão da Mena, acho que não vou resistir a fazer metade chocolate, metade caramelo no recheio :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira que parti não ficou 100% no centro e não fez este efeito porque não apanhei chocolate... Na altura pensei que o chocolate tinha sido absorvido pela massa e que não ia ficar nada de como tinha pensado. Levei as bolachas para a casa da minha mãe e fui passear o meu cão antes de me juntar a eles. Quando cheguei estavam todos cheios de chocolate e a dizer-me que o recheio era mesmo bom! Fiquei de boca aberta e tive de pedir logo à minha mãe para partir mais uma para tirar mais uma fotografia :) Nham nham afinal ficaram bem gulosas!!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Não tinha ainda reparado que também andavas nas andanças das bolachinhas :-)
    Que delícia o chocolate derretido no meio ... Sou doida por chocolate ;-)
    Então beijinhos e até às próximas bolachinhas!
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não resisto a andar por estas andanças :)))
      Obrigada pela visita!

      Beijinhos e até dia 25!!! :P

      Eliminar