Ovos mexicanos


O frio de Portugal traz-me mais saudades do México a cada dia que passa. OK, é um país com os seus problemas, graves falhas a nível social, muita droga, muito crime, mas tem um clima fabuloso (à parte dos mosquitos), uma água transparente azul turquesa, uma cultura riquíssima, e uma história que poucos locais podem igualar. E depois há a gastronomia...
Enquanto estive no México provei poucos pratos com muito picante, mesmo tendo frequentado alguns restaurantes fora do resort. Fiquei na dúvida se a comida mexicana seria tão caliente como a fama que tem. No entanto, posso dizer que comi muita coisa saudável: muito peixe e carnes magras, muitos vegetais cheios de cor, muita fruta variada e tão doce!


Mas, México à parte, hoje é dia 1, e quando vos escrevo neste dia, é porque geralmente é dia de Dia Um... Na cozinha! Finalmente voltei a ter tempo para fazer uma receitinha para este evento cibernáutico, e apesar dos pratos salgados não serem o meu forte e das fotografias terem ficado escuras como breu cá estou eu a participar. O tema deste mês é: PRATOS VEGETARIANOS.
Confesso que me sinto pouco imaginativa com a minha receita, mas ao folhear a Continente Magazine deste mês, e deparar-me com uma receita de "Ovos mexicanos", picantes, MEXICANOS!!!!, coloridos e cheios de vegetais... bom, era mesmo isto que me apetecia comer!! Fiz umas pequenas adaptações, porque achei que devia acrescentar mais vegetais e menos chouriço (chouriço numa receita vegetariana??? Ó meus senhores do Continente!!!...).


E porque às vezes os pratos não precisam de ser complicados para serem bons, ora aqui ficam uns ovinhos cheios de vegetais, enrolados numa bela tortilha, com queijinho em cima e muito picante! :D


Ovos mexicanos
inspirado na receita da Continente Magazine nº53 - Fevereiro 2015

Ingredientes (para duas pessoas)
2 tortilhas de trigo
1 cebola
2 dentes de alho
1/4 pimento vermelho
1 malagueta
1 cenoura
1/2 curgete
1 lata de tomate em pedaços
2 ovos
queijo mozarella ralado q.b.
azeite, sal, orégãos, pimenta e pimenta de Caiena q.b.
mistura de especiarias da Margão "Itália"
Como acompanhamento usei salada de couve roxa, kiwi e uvas

Preparação
Pique a cebola, os alhos e o pimento e leve a refogar em azeite. Descasque e rale a cenoura e a curgete (esta última ralei com casca). Adicione ao refogado, assim como a malagueta picada (se não gostar de picante, retire as sementes).
Quando os legumos estiverem molinhos, adicione o tomate, tempere de sal e pimentas, orégãos e especiarias "Itália" a gosto (atenção que a pimenta de Caiena é bastante picante!).
À parte, numa frigideira não aderente ou grelha, aqueça as tortilhas. Adicione os ovos ao tomate e tape com uma tampa para cozinharem, durante 5-9 minutos. Quando estiver cozinhado, tempere o ovo com um pouquinho de sal e pimenta.
Coloque a tortilha no prato de servir e, por cima, um pouco de molho de tomate e vegetais, e o ovo. Polvilhe com queijo ralado e sirva com a sua salada preferida.

Bom apetite!!
Raquel

8 comentários:

  1. Bom dia, Raquel!
    Adoro os sabores e cores dos pratos mexicanos, por isso trouxeste uma sugestão a que eu dificilmente conseguiria resistir! ;)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Que delicia...

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/dia-um-na-cozinha-e-uma-refeicao.html

    ResponderEliminar
  3. Adoro sabores mexicanos!
    Ficou uma delícia!

    ResponderEliminar
  4. Olá Raquel!
    Adorei a sugestão! As fotografias conseguem retratar o colorido do prato e eu gosto muito de comida picante. Não excessivamente picante, em que deixamos de sentir os outros sabores do prato, mas picantezinha q.b. :)
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  5. Só lhe tirava o picante que não gosto, de resto está perfeito
    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Adoro comida mexicana! É cheia de cor e de sabor e esse "caliente" que normalmente lhe é associado provém de outras especiarias e sabores que nem sempre o tradicional picante! É essa combinação única, mas ao mesmo tempo tão variada, que adoro na cozinha mexicana! E este teu prato ficou uma delícia Raquel :)

    ResponderEliminar
  7. Raquel, conseguiste o milagre de me apetecer comer ovos!! Olha que de verdade, que delicia deve ser esta receita. Sou um pouco ignorante no que diz respeito a comida mexicana, o que conheco é mais o típico tex-mex.. Há um chef americano Rick Bayless que é especialista em comida tradicional mexicana, conheces?

    ResponderEliminar